sexta-feira, 19 de março de 2010

Hoje é Dia do Artesão!

Olá meninas, tudo certinho? Alguém aí sábia que hoje, 19 de Março é o  Dia do Artesão, não? Nem eu!

Descobri hoje, depois de ter recebido um e-mail de uma loja on-line onde compro materias para artesanato.

Imagem: Baixaki
Instituído no mesmo dia em que se festeja o dia de São José Carpinteiro, o dia do artesão surge como uma forma de homenagear àqueles que vêm representando, ao longo do tempo, a grande diversidade cultural e criativa do povo brasileiro, e que também são responsáveis por impulsionar a economia em pequenas comunidades país a fora.
O artesanato é uma atividade universal, que se diferencia no modo de fazer, no material empregado e nas formas ou padrões empregados em cada época e região. Essa rotina do manejo artesanal mantém a continuidade histórica dos processos tradicionais e das técnicas milenares, incorporados e padronizados pelos artesãos, que em geral os reinventam em cada nova peça ou forma, de acordo com suas inspirações.

A modernidade quer que o artesão seja visto como um precursor do microempresário, que trabalha com a família para o seu sustento. Mas ele não pode ser confundido com um simples vendedor de rua, cujo tabuleiro está repleto de quinquilharias, pois seu valor social é outro.
Hoje, o artesanato tem o conceito mundial de arte popular e é considerado o patrimônio cultural de uma nação. Assim sendo, é essa arte simplista que registra a trajetória de uma época, de um lugar, de um povo. Por meio dela é que se reconstrói a história das civilizações.

Parabenizo a todos os Artesões e Artesãs que tem essa ocupação como principal fonte de renda, e todas as arteiras de plantão, que com muita criatividade fazem mimos tão lindos.

Beijinhos
Marcinha =)


Fonte: http://www.paulinas.org.br e Sebra - DF

Um comentário:

  1. O, querida, parabéns para você no seu dia! Que ele lhe traga muita inspiração, para que vc continue embelezando a vida de todos, com as coisas que vc faz. Beijos

    ResponderExcluir

Obriga pela sua visita, seu comentário me deixa muito feliz. Beijinhos. Marcinha. marcinha.craft@gmail.com